Blog

Acompanhe nosso Blog e curta uma vida mais saudável!

Filtre por categoria:

Alimentação x Qualidade do sono

Postado em 18/06/2020
Dicas e Curiosidades

Ter uma alimentação saudável é fundamental para MELHORAR A QUALIDADE DO SEU SONO.

Semana passada, a Ana Franz da @bomsonomentoria e eu fizemos uma LIVE sobre a relação entre alimentação e o sono.

Existem alimentos que se consumidos no jantar, estimulam a produção de serotonina, que é um neurotransmissor que regula o sono, a capacidade de aprendizagem, humor, sensação de prazer, bem-estar e até o desejo por comer doces.

Alimentos ricos em triptofano, que é o aminoácido precursor da serotonina e melatonina (substâncias indutoras de sono) entram na lista de alimentos que contribuem para sono. Suas principais fontes são banana, aveia, abacate, castanha, amendoim, amêndoas, nozes, grão de bico (homus), feijão, frango, peixe, ovo, leite, iogurtes caseiros e queijos.

Mas outros nutrientes também são importantes:

ÁCIDO FÓLICO: encontrado no brócolis e espinafre (vegetais verdes escuros), ervilha, feijão, lentilha, laranja e gema do ovo.
.
VITAMINA B6: encontrada no germe de trigo, banana, leite, feijão, batata, lentilha, aveia, abacate, nozes, batata inglesa.

MAGNÉSIO encontrado na semente de linhaça e de gergelim, castanhas e o amendoim, leite, grão de bico, pão, peixes, batata, arroz integral, abacate, beterraba, couve e espinafre. O magnésio é indicado para relaxamento dos músculos e sistema nervoso.

CÁLCIO: encontrado no leite, iogurte, queijo, vegetais verdes escuros, sementes de girassol e de abóbora, gergelim, sardinha.

Melhor ainda se consumir CARBOIDRATOS COMPLEXOS (como grãos integrais) em quantidades moderadas. O carboidrato de boa qualidade é importante para a conversão de triptofano, a serotonina no cérebro.

Mas é importante cuidar da sua alimentação sempre. Quem come melhor ao longo do dia, tem menos fome na última refeição. Por isso evite refeições volumosas e coma pelo menos 2 horas antes de dormir.

E não esqueça de se manter hidratado. A água é fundamental para o sono!!!