Blog

Acompanhe nosso Blog e curta uma vida mais saudável!

Filtre por categoria:

Investindo em prevenção contra a Obesidade Infantil

Postado em 29/06/2010
Dicas e Curiosidades

A obesidade infantil é um assunto que nos preocupa cada vez mais.

Hoje ela alcança níveis alarmantes no nosso país. Segundo a pesquisa coordenada pelo pediatra Mauro Fisberg e publicada na Revista Veja desta semana, a porcentagem de crianças entre 2 e 5 anos de idade com sobrepeso supera a dos Estados Unidos.

No Brasil 22% das crianças apresentam sobrepeso e 6% obesidade, enquanto que nos Estados Unidos 10% das crianças apresentam sobrepeso e 10% obesidade.

Nossas crianças estão ingerindo mais calorias do que precisam. Por isso devemos cada vez mais investir em prevenção!!! E quanto mais cedo intervir menor é o risco de uma criança obesa se tornar um adulto obeso.

O acompanhamento nutricional deve ser iniciado ao nascimento, quando os pais escolhem o tipo de leite que seu bebê irá receber e o momento em que outros alimentos serão oferecidos. Nesta fase a alimentação deve ser equilibrada e saudável. Nada de oferecer guloseimas, gorduras em excesso, produtos industrializados, salgadinhos ...

Dedicar um pouco mais de tempo para colocar a mesa, descascar uma fruta no lanche, incluir mais legumes nas preparações, etc, são escolhas que proporcionaram um futuro mais saudável.

A escola também é um local importante para iniciar a prevenção da obesidade, mas a influencia dos pais é fundamental.

Os hábitos alimentares são formados na infância, por isso, nesta fase os pais precisam caprichar na escolha dos alimentos.