Blog

Acompanhe nosso Blog e curta uma vida mais saudável!

Filtre por categoria:

SMAM 2020

Postado em 06/08/2020
Datas especiais

Quero compartilhar um pouco da minha experiência pessoal.
Amamentar foi sem dúvidas uma das fases mais lindas da minha vida. Foram seis meses de aleitamento materno exclusivo, e dois anos e dois meses de aleitamento total para cada filho.
Me preparei para essa fase e desejei muito! Além disso, sabia de todos os benefícios da amamentação, sabia das técnicas adequadas, o que eu deveria fazer ou não deveria fazer. Nesse época eu trabalhava na UTI pediátrica, pediatria e lactário. Mas eu também sabia que amamentar poderia ser difícil, afinal, eu trabalhava com isso.
Por isso, te digo, a informação correta é tudo, se você deseja amamentar, informe-se, procure ajuda de um profissional capacitado, procure o banco de leite, fortaleça a sua rede de apoio!
Quando parei de amamentar minha primeira filha, tinha perdido muito peso. Então, precisei de três meses para me preparar para uma nova gestação.
Sim, esse preparo é necessário, pois a lactação é a fase de maior depleção nutricional da mulher. Por isso, uma alimentação saudável e adequada, suplementação são fundamentais, tanto da mãe, quanto do pai!
Nove meses depois nasceu o meu segundo filho. Tão pequeno e tão frágil. Ele deu um nó no cordão umbilical e teve seu crescimento restrito, nasceu com 1.730 g.
Mesmo assim, mamou nos primeiros momentos ... até os 2 anos e 2 meses, como a sua irmã. Quando ele nasceu, minha primeira filha ganhou uma boneca, e toda vez que eu amamentava, ela amamentava também a sua boneca (foto). Esse envolvimento do primeiro filho com o bebê que está chegando é importantíssimo. Tenho certeza que ela guardará essas memórias para sempre.
E assim passei quatro anos e meio da minha vida, amamentando, sempre com apoio do meu marido, da minha família. E tendo a certeza que eu fiz e faço o que há de melhor por eles.
Um dos meus papéis como nutricionista no atendimento de gestantes e lactantes é orientar todas as possibilidades desse período. É apoiar nas escolhas, entender cada uma e sempre encontrar a melhor solução.