Clube do Lanchinho

Descubra o mundo saboroso e colorido dos alimentos.

Dicas saudáveis

Alimentação saudável X Pirâmide dos alimentos

Dica postada em 02/04/2015

A alimentação saudável na infância garante um crescimento e desenvolvimento adequado e previne o aparecimento de uma série de doenças. Por isso é muito importante aprendermos o que é uma alimentação equilibrada.

A Pirâmide dos Alimentos é uma das melhores ferramentas para entendermos a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e é utilizada até hoje como referência em Programas de Alimentação. Ela indica a quantidade ideal que um indivíduo saudável com mais de dois anos de idade deve comer, enfatizando a variedade e quantidade.  

A Pirâmide divide os alimentos em quatro grupos: alimentos energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Todos esses grupos devem estar presentes diariamente em nossas refeições, para que se possa garantir o bom funcionamento do corpo. Cada grupo contribui com nutrientes diferentes, mas não todos os que o organismo necessita. Assim, se comermos uma maior variedade de alimentos teremos mais chances de obter todos os nutrientes que precisamos. 

A pirâmide dos alimentos funciona da seguinte maneira: na parte inferior encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, na medida em que for subindo os níveis ou degraus da pirâmide, a frequência ou quantidades dos alimentos devem ser diminuídos nas refeições.

Na base da pirâmide, encontram-se o grupo dos energéticos, alimentos ricos em carboidratos. Eles são à base da nossa alimentação e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. Têm a função de fornecer energia imediata para a execução de nossas atividades diárias. São encontrados em pães, arroz, macarrão e massas em geral, biscoitos e bolos simples (sem recheio), trigo, milho, aveia, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha e farinhas.

No segundo andar está o grupo dos reguladores que são representados pelos grupos das frutas, verduras e legumes. São fontes de vitaminas, minerais e fibras que são substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo e auxiliam na regulação de várias reações do nosso corpo. Além disso, as fibras retardam a absorção da glicose dos alimentos, reduzem o colesterol, melhoram o funcionamento intestinal, auxiliam na digestão dos alimentos, na perda de peso e aumentam a saciedade. São também encontradas nos cereais integrais. 

No terceiro andar encontra-se o grupo dos construtores, que são importantes fontes de proteínas e minerais e responsáveis pela formação e nutrição da pele, músculos, cabelos, unhas, ossos e dentes. São encontrados em carnes, peixe, frango, ovos, leite e derivados.

No topo da pirâmide ou quarto andar está o grupo dos energéticos extras. Esses devem ser  usados com moderação, pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades. Neste grupo estão os óleos, manteigas e margarinas, açúcares e doces. 

Não esqueçam, para alcançarmos uma alimentação saudável precisamos fazer uma alimentação variada, escolhendo diferentes alimentos dos vários grupos da pirâmide alimentar. Quando consumidos com moderação, todos os alimentos podem fazer parte da nossa alimentação.