Blog

Acompanhe nosso Blog e curta uma vida mais saudável!

Filtre por categoria:

Alimentação Saudável durante a gestação

Postado em 06/04/2015
Dicas e Curiosidades

Quando uma mulher descobre que está grávida, surgem vários questionamentos. 

Será que o que estou comendo está adequado? Preciso comer o dobro? 

A alimentação saudável durante a gestação é muito importante. Ela deve fornecer todos os nutrientes para a formação do bebê e manutenção do estado nutricional maternos. Por isso nesta fase a mulher deve se preocupar com a qualidade e quantidade dos alimentos que vai ingerir. 

Não é necessário comer o dobro, mas é preciso prestar o dobro de atenção na qualidade da alimentação, já que nesta fase as necessidades da maioria das vitaminas e minerais estão aumentadas. 

O ferro, encontrado nas carnes, leguminosas e vegetais verde-escuro, é um dos minerais que precisa ser incrementado no cardápio. A inclusão de alimentos fontes de ferro previne o aparecimento da anemia, que é muito comum durante a gestação. Para melhorar a sua absorção o ideal é incluir na mesma refeição um alimento fonte de vitamina C, como a laranja, limão, acerola, abacaxi, manga, etc.

No cardápio da gestante não devem faltar alimentos repletos de nutrientes. Devem ser incluídos diariamente alimentos como verduras, legumes, frutas, queijos magros (ricota, cottage, minas), leite e iogurte, carnes magras (peito de frango sem pele e peixes) e cereais integrais (pão integral, farelo de aveia ou de trigo).

A partir do segundo trimestre de gestação há necessidade adicional de calorias dependendo do estado nutricional da mulher antes de engravidar e do seu ganho de peso gestacional. Normalmente são adicionados 300 kcal, o que equivale a uma porção de fruta, uma porção de cereal (30 gramas) e outra de iogurte desnatado (200 ml), por exemplo.

Além disso, outros cuidados são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre, onde mulher está mais suscetível a infecções alimentares, que podem ser transmitidas para o bebê. Por isso deve-se cuidar com a higiene e conservação dos alimentos. Melhor cortar o consumo de peixes ou frutos do mar crus, queijos não pasteurizados, carnes e ovos mal cozidos e alimentos dos quais não se sabe a procedência.