Blog

Acompanhe nosso Blog e curta uma vida mais saudável!

Filtre por categoria:

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Postado em 08/08/2019
Datas especiais

E no fim da semana mundial de aleitamento materno, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência pessoal.
Amamentar foi sem dúvidas uma das fases mais lindas da minha vida.
Foram seis meses de aleitamento materno exclusivo, e dois anos e dois meses de aleitamento total.
Me preparei para essa fase e desejei muito! Além disso, sabia de todos os benefícios da amamentação, sabia das técnicas adequadas, o que eu deveria fazer ou não deveria fazer. Nesse época eu trabalhava na UTI pediátrica, pediatria e lactário. Mas eu também sabia que amamentar poderia ser difícil, afinal, eu trabalhava com isso.
Por isso, te digo, a informação correta é tudo, se você deseja amamentar, informe-se, procure ajuda de um profissional capacitado, procure o banco de leite, fortaleça a sua rede de apoio! 
Quando parei de amamentar minha primeira filha, tinha perdido muito peso. Então precisei de três meses para me preparar para uma nova gestação.
Sim, esse preparo é necessário, pois a lactação é a fase de maior depleção nutricional da mulher. Por isso, uma alimentação saudável e adequada suplementação são fundamentais, tanto da mãe, quanto do pai!
Nove meses depois nasceu o meu segundo filho. Tão pequeno e tão frágil, ele deu um nó no cordão umbilical e teve seu crescimento restrito, nasceu com 1.720 g. 
Mesmo assim, mamou nos primeiros momentos ... até os 2 anos e 2 meses, como a sua irmã. Quando ele nasceu, minha primeira filha ganhou uma boneca, e toda vez que eu amamentava, ela amamentava também a sua boneca (foto). Tenho certeza que ela guardará essas memórias para sempre.
E assim passei quatro anos e meio da minha vida, amamentando, sempre com apoio do meu marido, da minha família. E tendo a certeza que eu fiz e faço o que há de melhor por eles.
Um dos meus papéis como nutricionista no atendimento de gestantes e lactantes é orientar todas as possibilidades desse período. É apoiar nas escolhas, entender cada uma e sempre achar a melhor solução.